menu-bgimg

What we can offer you

We provide detailed transactional data, cost benchmarks and in-depth analytics for participants in the wood raw materials supply chain.
  • Pricing Data
  • Benchmarks
  • Product Forecasting
  • Advisory Services
  • Analytics
Learn More

SilvaStat360 Platform

  • Price Benchmarks
  • The Beck Group’s Sawmill TQ
  • Timber Supply Analysis 
  • Global Economic Data

Explore Forest2Market's Interactive Business Intelligence Platform

Learn More

Industries

From biomass suppliers in the Baltics to pulp producers in Brazil and TIMOs in the United States, Forest2Market provides products and services for suppliers, producers and other stakeholders in the global forest products industry.

Learn More
x
 
Blog

Acordo entre empresas norte-americanas sinaliza otimismo com setor florestal

Janeiro 25, 2017
Author: Marcelo Schmid

Já durante a primeira semana de 2017 a assessoria de imprensa da empresa ArborGen – líder mundial no desenvolvimento e comercialização de tecnologias para aprimorar a produtividade de árvores – publicou uma interessante notícia para o setor florestal brasileiro: a expansão do acordo existente com a International Paper do Brasil (IP) garantindo acesso ao banco de germoplasma de eucalipto da empresa. A ArborGen já possuía um acordo original com a IP que permitiu na época o acesso amplo a clones anteriormente disponíveis somente para empresa integralizadas. O novo acordo irá aumentar esse acesso ao permitir à ArborGen utilizar suas tecnologias para a criação de árvores com germoplasma da IP e para continuar a melhorar a genética de mudas existentes, resultando em aumento de rendimento, crescimento e adaptabilidade para regiões não consolidadas de produção da espécie.

A ArborGen possui operações nos Estados Unidos, Brasil, Austrália e Nova Zelândia. Presente no Brasil desde 2004, em 2013 a empresa aumentou seu interesse no país e a expansão do acordo com a International Paper demonstra o otimismo da empresa com o futuro do setor florestal no país, otimismo esse baseado em dados: nos últimos 07 anos a área plantada de eucalipto no Brasil cresceu 17,35% (figura 01). Em termos de demanda por mudas, isso representa um incremento anual superior a 100 milhões de novas mudas a cada ano, um crescimento bastante promissor para um mercado que demanda anualmente cerca de 700 milhões de mudas.

 

Figura 01 – Evolução da área plantada com eucalipto no Brasil nos últimos sete anos.

 

Brazil_Jan_1.png

Fonte: Ibá (2010 – 2015) e Forest2Market do Brasil (2016)

 

O crescimento da área de plantio e a demanda por mudas é liderado pelo segmento do setor florestal que menos sofre com a crise econômica nacional: o segmento da celulose de fibra curta. De 2012 a 2016 a produção de celulose no Brasil aumentou em 32%, segundo dados do Ibá e estimativas da Forest2Market do Brasil (figura 02).

 

Figura 02 – Evolução da área produção de celulose no Brasil nos últimos sete anos (milhões de hectares)

Brazil_Jan_2.png

Fonte: Ibá (2010 – 2015) e Forest2Market do Brasil (2016)

 

Os sinais de fortalecimento do setor de celulose no Brasil são perceptíveis não somente na evolução da área absoluta de plantio e no crescimento da produção, mas também na crescente participação da área plantada no país para a produção de celulose, conforme apresenta a figura 03.

 

Figura 03 – Evolução da destinação da área plantada para a produção de celulose no Brasil Brazil_Jan_3.png

Fonte: Forest2Market do Brasil

 

É interessante destacar que os novos plantios não foram suficientes para atender a demanda do setor, pois o aumento da participação da área plantada para produção de celulose também decorre de um fenômeno observado pela Forest2Market do Brasil em 2015 e 2016 no Estado de Minas Gerais, onde áreas originalmente plantadas para atender ao mercado da siderurgia foram redirecionadas para o mercado de celulose. Porém, com novos projetos de expansão do setor de celulose sendo concretizados, o crescimento da participação da celulose na área plantada nacional nos próximos anos deverá ser liderado por novos plantios, que demandarão mais mudas.

A decisão da ArborGen em ampliar seus esforços no mercado brasileiro também encontra respaldo em outro importante indicador: a relativa estabilidade do preço da madeira de eucalipto para celulose nos últimos dois anos, mantendo a liderança global brasileira em baixo custo da madeira para produção de celulose e a atratividade do país em um período em que o preço da celulose entregue nos principais mercados consumidores sofreu queda. Esse fator, combinado com a força da moeda estrangeira, impulsiona investimentos no Brasil para a produção de celulose voltada ao mercado externo. A figura 04 apresenta a evolução do preço da madeira para celulose no Brasil nos anos de 2015 e 2016, em uma de suas principais regiões de produção, a região leste de São Paulo.

 

Figura 04 – Evolução do preço da madeira entregue para celulose no Brasil – Região leste de São Paulo

Brazil_Jan_4.png

Fonte: Benchmark de preços da Forest2Market do Brasil

 

A notícia da ArborGen demonstra, em última análise, a visão positiva dos executivos da empresa em relação a um ano cercado de incertezas econômicas e políticas e previsões pessimistas e reitera a própria decisão tomada Forest2Market em expandir suas operações para o Brasil, em 2013, tendo em vista o imenso potencial de crescimento do setor florestal do país em médio e longo prazo. Aos diversos atores do setor resta trabalhar para que essa expansão ocorra e torcer para que o ambiente macroeconômico (e político) auxilie ou, ao menos, não atrapalhe a partir de 2017.

 

Saiba mais sobre os produtos e serviços da Forest2Market do Brasil

Back to Blog

You May Also be Interested In