menu-bgimg

What we can offer you

We provide detailed transactional data, cost benchmarks and in-depth analytics for participants in the wood raw materials supply chain.
  • Pricing Data
  • Benchmarks
  • Product Forecasting
  • Advisory Services
  • Analytics
Learn More

SilvaStat360 Platform

  • Price Benchmarks
  • The Beck Group’s Sawmill TQ
  • Timber Supply Analysis 
  • Global Economic Data

Explore Forest2Market's Interactive Business Intelligence Platform

Learn More

Industries

From biomass suppliers in the Baltics to pulp producers in Brazil and TIMOs in the United States, Forest2Market provides products and services for suppliers, producers and other stakeholders in the global forest products industry.

Learn More
x
 
Blog

Forest2Market do Brasil organiza o I Seminário Regional sobre o Mercado Florestal Paranaense

Dezembro 05, 2016
Author: Marcelo Schmid

A Forest2Market realizou, na última sexta-feira (11/11), em parceria com a Associação Paranaense de Empresa de Base Florestal (APRE), o I Seminário Regional sobre o Mercado Florestal Paranaense, tendo o apoio das empresas Resources Management Services do Brasil (RMS) e BO Paper. O evento foi o primeiro de uma série de três seminários que serão organizados, com o objetivo de discutir os panoramas e perspectivas do mercado florestal em diferentes regiões do estado.

As discussões foram realizadas no município de Arapoti, no auditório da empresa BO Paper, visando debater o mercado da região Nordeste do Paraná - o qual abrange os municípios de Jaguariaíva, Arapoti, Telêmaco Borba, entre outros, incluindo ainda municípios da região Sul do estado de São Paulo que compõe o mesmo mercado.

O evento contou com a presença de aproximadamente 50 participantes ligados ao setor florestal da região, tanto profissionais representantes de empresas produtoras de madeira quanto profissionais de empresas consumidoras.

Brazil_Seminar_1.jpg

O evento foi aberto pelo Presidente do Conselho Executivo da APRE, engenheiro Edson Balloni, o qual abordou a necessidade de ampliar o diálogo entre o setor florestal e a população, de modo a esclarecer o importante papel exercido pela atividade florestal para o desenvolvimento econômico sustentável. Balloni apresentou, ainda, perspectivas a respeito do fornecimento de matéria prima à indústria, com a possibilidade de um excedente de madeira de eucalipto e uma escassez de madeira de pinus nos próximos anos.

Na sequência, Marcelo Schmid, diretor da Forest2Market do Brasil apresentou uma análise do panorama geral do mercado da região Nordeste, com especial enfoque aos preços de madeira praticados na região, tendo por base informações de transações oriundas do banco de dados da Forest2Market do Brasil. Schmid iniciou sua apresentação explicando o que é o mercado e como ele se forma a partir da desintegralização de indústrias de base florestal e da entrada de novos players, focados na produção e venda de madeira para diversos consumidores. Foram apresentadas também séries de preços mensais de madeira em pé e de madeira entregue regionais, as quais foram comparadas com dados de outras regiões. O diretor da Forest2Market do Brasil deu especial destaque às variações observadas no preço, destacando suas possíveis causas.

Seguindo o modelo proposto pela Forest2Market do Brasil para essa série deBrazil_Seminar_2.jpg eventos, foi realizada a palestra do Sr. Fábio Conci, gerente de Compras da BO Paper, o qual apresentou a visão de uma indústria compradora de madeira da região. O Sr. Conci abordou a demanda da indústria de base florestal por madeira com padrões específicos a preços que não onerem excessivamente a produção. Comentou ainda que acredita ser possível o estabelecimento de um preço ótimo, que agrade tanto ao vendedor quanto ao comprador, destacando, para tanto, a importância de utilização de dados confiáveis de mercado como ferramenta para determinação desse preço e a importância do trabalho desenvolvido pela F2M.

O ciclo de palestras foi finalizado com a participação do Sr. Luis Costa, gerente de compras da RMS, representando a visão dos vendedores de madeira. Foram ressaltados os principais fatores econômicos que influenciam no preço da matéria prima - taxa de juros, taxa de câmbio, entre outros - e sua variação no tempo. A exemplo da palestra anterior, o Sr. Costa mencionou a necessidade de um bom alinhamento entre fornecedores de madeira e a indústria, de modo a garantir um desenvolvimento estável para ambas as partes.

Ao final do evento os palestrantes se reuniram para responder uma série de dúvidas e ponderações a respeito dos cenários atual e futuro do mercado florestal. A discussão foi intensa e muito interessante, com a participação de diversos players representantes de diferentes elos da cadeia produtiva florestal.

Ao final da discussão os participantes enfatizaram a necessidade de mobilização dos profissionais do setor florestal para a discussão e troca de experiências entre as diferentes organizações que atuam na cadeia produtiva de base florestal, de modo a possibilitar um melhor alinhamento das necessidades das partes interessadas e, com isso, o fortalecimento do setor. Foi ressaltada, ainda, a necessidade de ampliar o diálogo do setor com as demais partes interessadas - poder público, população, - visando divulgar os benefícios gerados pelo setor e as dificuldades enfrentadas.

O sucesso do evento reiterou a importância da iniciativa da Forest2Market do Brasil em promover tais discussões. A empresa, por meio desta série dessas ações, evidencia o seu compromisso institucional em contribuir para o desenvolvimento do setor florestal brasileiro, por meio de boas e confiáveis informações, auxiliando seus clientes a fazerem melhores negócios.

 

Back to Blog

You May Also be Interested In