menu-bgimg

What we can offer you

We provide detailed transactional data, cost benchmarks and in-depth analytics for participants in the wood raw materials supply chain.
  • Pricing Data
  • Benchmarks
  • Product Forecasting
  • Advisory Services
  • Analytics
Learn More

SilvaStat360 Platform

  • Price Benchmarks
  • The Beck Group’s Sawmill TQ
  • Timber Supply Analysis 
  • Global Economic Data

Explore Forest2Market's Interactive Business Intelligence Platform

Learn More

Industries

From biomass suppliers in the Baltics to pulp producers in Brazil and TIMOs in the United States, Forest2Market provides products and services for suppliers, producers and other stakeholders in the global forest products industry.

Learn More
x
 
Blog

II seminário regional contou com a presença de mais de 70 pessoas

Maio 09, 2017
Author: Marcelo Schmid

A Forest2Market do Brasil realizou, no último dia 28 de maio, em parceria com a Associação Paranaense de Empresa de Base Florestal (APRE), o II Seminário Regional sobre o Mercado Florestal Paranaense, tendo o apoio da Cooperativa Agrária e das empresas LP do Brasil, NGB Florestal e do Grupo Index. Este foi o segundo seminário da série de eventos que estão sendo organizados com o objetivo de discutir os panoramas e perspectivas do mercado florestal em diferentes regiões do estado.

As discussões foram realizadas no município de Guarapuava, no distrito de Entre Rios, no auditório da Cooperativa Agrária, visando debater o mercado da região central do Paraná - o qual abrange os municípios de Guarapuava, Irati, Inácio Martins, Ponta Grossa, entre outros.

O evento contou com a presença de mais de 70 participantes ligados ao setor florestal da região, tanto profissionais representantes de empresas locais consumidoras de madeira, quanto profissionais de empresas produtoras, com destaque à participação de pequenos produtores individuais e de investidores e TIMO’s como RMS, BTG, Timber Capital e Stafford Capital Partners.

A abertura do seminário foi realizada pelo Sr. Peter Coutu, vice-presidente de vendas da Forest2Market, profissional com 22 anos de experiência na indústria de base florestal, o qual juntamente com o Sr. Fernando Ramos, diretor do Grupo Index destacaram algumas características e similaridades dos mercados brasileiro e norte-americano de madeira.

Na sequência, o Sr. Marcelo Schmid, diretor da Forest2Market do Brasil apresentou uma análise do panorama geBrazilSeminar1.jpgral do mercado da região, com especial enfoque aos preços de madeira praticados, tendo por base informações de transações oriundas do banco de dados da Forest2Market do Brasil. Schmid iniciou sua apresentação explicando o que é o mercado e como ele se forma a partir da desintegralização de indústrias de base florestal e da entrada de novos players, focados na produção e venda de madeira para diversos consumidores. Foram apresentadas também séries de preços mensais de madeira em pé e de madeira entregue na região, as quais foram comparadas com dados do estado do Paraná e com dados da inflação. Embora exista uma ansiedade regional quanto à estagnação dos preços da madeira, o diretor da Forest2Market do Brasil destacou os fatores que podem mudar essa situação, destacando sua característica cíclica.

Seguindo o modelo proposto pela Forest2Market do Brasil para essa série de eventos, foi realizada a palestra do Sra. Adriane Vilela, gerente da NGB Florestal, empresa que possui investimentos em terras florestais na região. A Sra. Vilela apresentou a visão de uma organização produtora de madeira, destacando a crença da NGB de que os negócios florestais devem se tornar cada dia mais profissionais e baseados em tecnologia. Nessa linha destacou também o modelo de gestão adotado pela NGB, fundamentado em extensivo planejamento e método.

O ciclo de palestras foi finalizado com a participação da empresa LP do Brasil, representada primeiramente pelo seu diretor, Sr. Octavio Fernandez e depois pelo gerente de aquisições de matéria-prima, Sr. João Macohim. A LP representa um caso emblemático daquilo que fora anteriormente conceituado pelo diretor da F2M do Brasil, Sr. Marcelo Schmid, como “mercado de madeira”, pois a empresa não possui ativos florestais próprios e depende integralmente da madeira que vem deste mercado.

Enquanto o Sr. Fernandez destacou alguns aspectos específicos do mercado de OSB – produto fabricado pela LP do Brasil em sua unidade industrial de Ponta Grossa – o Sr. Macohim destacou os principais aspectos e desafios da cadeia de suprimentos de uma empresa integralmBrazilSeminar2.jpgente baseada no mercado.

Ao final do evento os palestrantes se reuniram para responder uma série de dúvidas e ponderações a respeito do cenário atual e futuro do mercado florestal. A discussão foi intensa e muito interessante, com a participação de diversos players representantes de diferentes elos da cadeia produtiva florestal. Diversos aspectos interessantes foram abordados nesta discussão final, com destaque à crença geral da solidez crescente do setor como um todo na região, uma vez que existe demanda por matéria-prima e ela precisará ser atendida. Mesmo com os percalços de preço, da conversão de áreas florestais para agricultura na região, de falta de organização, os palestrantes foram unânimes em passar uma visão otimista do futuro, baseada em fatos e constatações globais sobre o mercado de madeira.

O sucesso deste evento repete o resultado do primeiro seminário, realizado em novembro de 2016 e reitera a importância da iniciativa da Forest2Market do Brasil em promover tais discussões. A Forest2Market do Brasil, por meio desta série de eventos, evidencia o seu compromisso institucional em contribuir para o desenvolvimento do setor florestal brasileiro, por meio de boas e confiáveis informações, auxiliando seus clientes a fazer negócios embasados em dados de alta qualidade.

Saiba mais sobre os produtos e serviços da Forest2Market do Brasil

Back to Blog

You May Also be Interested In