menu-bgimg

What we can offer you

We provide detailed transactional data, cost benchmarks and in-depth analytics for participants in the wood raw materials supply chain.
  • Pricing Data
  • Benchmarks
  • Product Forecasting
  • Advisory Services
  • Analytics
Learn More

SilvaStat360 Platform

  • Price Benchmarks
  • The Beck Group’s Sawmill TQ
  • Timber Supply Analysis 
  • Global Economic Data

Explore Forest2Market's Interactive Business Intelligence Platform

Learn More

Industries

From biomass suppliers in the Baltics to pulp producers in Brazil and TIMOs in the United States, Forest2Market provides products and services for suppliers, producers and other stakeholders in the global forest products industry.

Learn More
x
 
Blog

Onde foi parar a floresta que estava aqui?

Abril 02, 2018
Author: Marcelo Schmid

A conversão de florestas plantadas para áreas de agricultura na região Sul não é um fenômeno recente. Já faz alguns anos que a Forest2Market do Brasil observa, principalmente, pequenos e médios produtores desistindo da silvicultura para migrar (ou voltar) para a agricultura.

Diversas razões explicam tal fenômeno. A mais clara delas é simples e se chama vocação do solo. Em 2017, durante o debate do II Seminário sobre o Mercado Florestal Paranaense promovido pela Forest2Market do Brasil na região de Guarapuava, Paraná, um pequeno produtor fez a seguinte pergunta: “Há alguns anos me convenceram a substituir minha lavoura pelo eucalipto. Eu quero saber o que faço hoje com esse plantio, que está com 04 anos e não dá me dá retorno algum”. A resposta, dada na época pelo Diretor da F2M, permanece a mesma: não se planta eucalipto (ou qualquer outra cultura florestal) em área agrícola. Com raras exceções seria viável pensar em substituir uma cultura valiosa por outra de menor valor.

O que se observa é que diversos produtores optaram pela conversão em um momento em que o preço da madeira era maior e mais atrativo, sem ter a plena consciência de que estava embarcando em um negócio completamente diferente e de longo prazo, cujo retorno demora para acontecer.

Outra razão para a conversão é o preço da madeira. Invariavelmente, tais produtores foram motivados a plantar pinus ou eucalipto para vender toras de processo (até 18 cm) para alguma grande empresa da região. A Forest2Market do Brasil monitora o preço real de transações de madeira no país desde 2014 e sabe que, especialmente para a madeira fina, a evolução do preço pago pelo produto entregue nos últimos anos não é animadora.

A figura 01 apresenta a evolução do preço da madeira fina de pinus (8-18 cm) entregue no estado do Paraná entre janeiro de 2015 e janeiro de 2018, comparada à evolução percentual da inflação (IPCA). É possível perceber que de janeiro de 2016 para janeiro de 2018 o preço pago caiu mais de 10%.

 Brazil_April_1

Figura 01. Evolução do preço médio da madeira de 8-18 cm de pinus entregue no Paraná x inflação

 

Porém, recentemente a Forest2Market do Brasil vem observando que esse fenômeno tem se acentuado em determinadas regiões do estado do Paraná. Em estudo de mercado realizado recentemente, na região central do Estado (Guarapuava e arredores), foram identificados diversos pequenos produtores que estão desistindo da silvicultura. Da mesma forma, diversas empresas consumidoras de madeira confessaram à Forest2Market do Brasil que a conversão de áreas é um fenômeno que as preocupa.

O efeito da conversão deve ser sentido em breve. Em uma região como Guarapuava, onde não existem mais grandes ativos disponíveis para abastecer o mercado e poucas são empresas autossustentáveis em termos de abastecimento de madeira, a saída de pequenos produtores deve aquecer a demanda por toras e, consequentemente, aumentar seu preço. Boa notícia para as TIMOs e produtores locais, má notícia para as empresas consumidoras e madeira.

Saiba mais sobre os produtos e serviços da Forest2Market do Brasil

Back to Blog

You May Also be Interested In