menu-bgimg

What we can offer you

We provide detailed transactional data, cost benchmarks and in-depth analytics for participants in the wood raw materials supply chain.
  • Pricing Data
  • Benchmarks
  • Product Forecasting
  • Advisory Services
  • Analytics
Learn More

SilvaStat360 Platform

  • Price Benchmarks
  • The Beck Group’s Sawmill TQ
  • Timber Supply Analysis 
  • Global Economic Data

Explore Forest2Market's Interactive Business Intelligence Platform

Learn More

Industries

From biomass suppliers in the Baltics to pulp producers in Brazil and TIMOs in the United States, Forest2Market provides products and services for suppliers, producers and other stakeholders in the global forest products industry.

Learn More
x
 
Blog

Prognoses de preço: não existe substituto para o melhor ponto de partida

Agosto 09, 2017
Author: Marcelo Schmid

Qual é a influência da mudança no preço do petróleo no custo da matéria-prima? Qual é o impacto da mudança da taxa de câmbio no ambiente futuro de negócios? Quando o governo muda a taxa de juros qual é o efeito nos negócios?

Mudanças como essas afetam o ambiente global de negócios. Independentemente da natureza do negócio, gerenciá-lo de forma efetiva exige a habilidade de pensar e planejar o futuro. É por isso que no negócio de compra e venda de matéria-prima florestal é necessário prognosticar.

Superficialmente, prognose de preços é um conceito simples: utilizam-se dados históricos para projetar com base naquilo que você sabe sobre o futuro, visando estabelecer cenários prováveis. Se você acredita que o mercado irá desacelerar no próximo mês, por exemplo, você tomará determinadas decisões. Por outro lado, se você acredita que o mercado irá acelerar, as decisões serão completamente diferentes.

Desenvolver prognoses com alto grau de precisão é um procedimento complexo que envolve um grande número de variáveis, algumas delas de abrangência global e outras de abrangência local. Como disse Nils Bohr, vencedor do prêmio Nobel de física em 1922, “previsões são muito difíceis, especialmente se forem sobre o futuro”. Uma das razões associadas à dificuldade em desenvolver prognoses é a necessidade de se considerar interações entre eventos de diferente abrangência, proporção e localização.

Um bom modelo de prognoses precisa considerar tanto eventos globais quanto locais e as interações entre ambos. Para construir esse modelo a Forest2Market revela identifica correlações estatisticamente significativas entre os dados históricos de preços de madeira (preços de transações reais que a empresa coleta há anos junto a diversos clientes), os indicadores econômicos que afetam a demanda (por exemplo, PIB e inflação) e eventos locais que afetam o nível de suprimento, como por exemplo, as chuvas. A Forest2Market do Brasil incorpora cenários de suprimento e demanda a estes e outros fatores macroeconômicos para projetar o resultado mais provável. O modelo se adapta a todos esses elementos para determinar como e quando os preços responderão às influências.Yellow_Pine_01.jpg

Uma vez desenvolvido o modelo, dá-se início ao processo de prognose em si. A qualidade da prognose depende muito de seu ponto de partida. Para produzir prognoses precisas o preço inicial (preço médio ponderado do mercado para aquele determinado mês) deve se basear em dados de transações de alta qualidade. Ao se iniciar esse processo com dados precisos baseados no mercado atual a prognose terá um alto nível de precisão que resultará em menos variabilidade ao longo do período estudado.

O uso da modelagem matemática aplicada aos fatores dinâmicos que afetam os preços é a única maneira de antecipar os preços futuros de madeira. Se o gestor de uma empresa sabe com alto grau de confiança quanto pagará por madeira a cada mês nos próximos 24 meses, poderá:

  • Otimizar o processo de aquisição de madeira (tanto volume quanto preço);
  • Gerenciar estoques (tanto em pé quanto no pátio) de forma mais eficiente;
  • Alinhar insumos e produção da fábrica com as tendências dos preços das matérias-primas.

Prognoses de preços desenvolvidas com base no conjunto de dados de preços robustos e na inteligência de negócios da Forest2Market geram resultados de maior precisão, pois são desenhados a partir de um preço inicial confiável e preciso. Os dados únicos da Forest2Market permitem uma visão incomparável e abrangente dos mercados de madeira, fornecendo um ponto de partida preciso para prognoses personalizadas.

As prognoses de preço de matéria-prima florestal permitem aos participantes da indústria de base florestal responder às mudanças de mercado de forma confiante, assumindo um nível confortável de risco. Utilizar um modelo de prognose que possa maximizar retornos e minimizar risco é uma alternativa inteligente, especialmente em tempos de grandes incertezas econômicas, como os atuais.

Para aprimorar ainda mais os dados e análises que a Forest2Market do Brasil oferece aos seus clientes, a empresa irá lançar uma nova plataforma de business intelligence no final de 2018, que irá adicionar uma visão abrangente e incomparável das análises que impulsionam a tomada de decisões e a previsão. A plataforma, SilvaStat360, proporcionará aos clientes acesso aos conjuntos únicos de dados regionais da Forest2Market, bem como estatísticas macroeconômicas e de mercado atuais. Os assinantes terão a capacidade de usar as visualizações de dados do SilvaStat360 para filtrar e consultar dados para responder a questões específicas relacionadas ao mercado e focar as questões que afetam a previsão e o orçamento diretamente.

 Agendar Agora

 

Back to Blog

You May Also be Interested In