menu-bgimg

What we can offer you

We provide detailed transactional data, cost benchmarks and in-depth analytics for participants in the wood raw materials supply chain.
  • Pricing Data
  • Benchmarks
  • Product Forecasting
  • Advisory Services
  • Analytics
Learn More

SilvaStat360 Platform

  • Price Benchmarks
  • Madison’s Lumber Reporter
  • The Beck Group’s Sawmill TQ
  • Timber Supply Analysis 
  • Global Economic Data

Explore Forest2Market's Interactive Business Intelligence Platform

Learn More

Industries

From biomass suppliers in the Baltics to pulp producers in Brazil and TIMOs in the United States, Forest2Market provides products and services for suppliers, producers and other stakeholders in the global forest products industry.

Learn More
x
 
Blog

Aprovação do Plano Nacional de Florestas Plantadas: Qual será o impacto no mercado florestal?

Junho 19, 2019
Author: Marcelo Schmid

O mês de junho começou com a aprovação do Plano Nacional de Florestas Plantadas (PNDF) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Concretização do reconhecimento da importância do setor florestal no Brasil, o PNDF tem como meta ampliar a área ocupada com florestas plantadas, adicionando dois milhões de hectares até 2030, e trazer segurança jurídica para investimentos no setor.

De acordo com a publicação do Ministério, o setor de florestas plantadas destaca-se por ser uma atividade agrícola que protege os recursos naturais. Realmente, de acordo com a Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), o setor conserva 5,6 milhões de hectares de floresta nativa em forma de Reserva Legal, Área de Preservação Permanente e Reserva Particular do Patrimônio Natural. A cada um hectare plantado, 0,7 hectare é conservado.

 

Status do setor florestal no Brasil

De acordo com dados da IBÁ, o país possui 7,84 milhões de hectares com florestas plantadas, distribuídos principalmente entre dois gêneros: pinus e eucalipto. Essa área ocupa menos de 1% do território brasileiro e representa mais de 90% de toda a madeira para fins industriais e 6,1% do Produto Interno Bruto (PIB) industrial do país. De acordo com a ferramenta Timber Supply Analysis 360, desenvolvida pela Forest2Market do Brasil, a área de florestas plantadas no Brasil é significativamente maior que o número oficial divulgado.

O segmento de celulose e papel lidera o ranking dos principais detentores de florestas do país, com 35% da área total, seguido pelos produtores independentes e do segmento de siderurgia a carvão vegetal (Figura 1).

 

Figura 1. Área plantada por segmento industrial (2018)

brazil_planted_forest

Fonte: IBÁ

 

Perspectivas

O que se espera com a execução do PNDF?

  • Uso da biomassa florestal como fonte de produção de energia: Entre os objetivos do PNDF está o aumento da participação do setor florestal na produção de energia. A inclusão do setor florestal no plano de expansão da matriz energética do país representa um grande passo para o setor florestal. Os leilões de energia do Ministério de Minas e Energia permitem contratos de longo prazo, entre 20 e 25 anos, o que acarretará aumento na demanda por matéria-prima florestal.
  • Avanço das novas fronteiras: Espera-se que as novas fronteiras florestais, como o MATOPIBA se desenvolvam a partir da expansão da área plantada prevista no PNDF, em função das limitações de aumento da área plantada em estados onde o setor florestal é tradicional (Paraná e Santa Catarina), por conta da concorrência com outros usos do solo (agricultura, áreas urbanas, etc.).
  • Instalação de novas indústrias: Algumas empresas já anunciaram expansões de suas fábricas neste primeiro semestre, e com o otimismo do setor e maior oferta de matéria-prima, espera-se que novas indústrias se instalem no país.
  • Preço: em sendo as demais etapas do plano bem sucedido, no longo prazo o maior equilíbrio entre oferta e demanda pode acarretar na queda do preço da matéria-prima em algumas regiões.

Saiba mais sobre os produtos e serviços da Forest2Market do Brasil

Back to Blog

You May Also be Interested In

Setembro 30, 2019
A montanha-russa do mercado de exportações de produtos de pinus
A atividade florestal é sabidamente uma atividade de longo prazo. Se faz necessário esperar anos para (literalmente)...
Continue Reading
Agosto 14, 2019
Quem irá salvar o setor florestal (e como)?
Recentemente o poder executivo do Brasil questionou os dados oficiais sobre o aumento do desmatamento da Floresta...
Continue Reading
Agosto 05, 2019
Diretor da Forest2Market do Brasil é um dos palestrantes do principal evento sobre eucalipto no Brasil
O diretor da Forest2Market do Brasil e sócio do Grupo Index, Marcelo Schmid, será um dos palestrantes do segundo dia...
Continue Reading