menu-bgimg

What we can offer you

We provide detailed transactional data, cost benchmarks and in-depth analytics for participants in the wood raw materials supply chain.
  • Pricing Data
  • Benchmarks
  • Product Forecasting
  • Advisory Services
  • Analytics
Learn More

SilvaStat360 Platform

  • Price Benchmarks
  • Madison’s Lumber Reporter
  • The Beck Group’s Sawmill TQ
  • Timber Supply Analysis 
  • Global Economic Data

Explore Forest2Market's Interactive Business Intelligence Platform

Learn More

Industries

From biomass suppliers in the Baltics to pulp producers in Brazil and TIMOs in the United States, Forest2Market provides products and services for suppliers, producers and other stakeholders in the global forest products industry.

Learn More
x
 
Blog

Diretor da Forest2Market do Brasil é convidado pelo terceiro ano consecutivo para congresso de Portland

Maio 23, 2017
Author: Marcelo Schmid

O diretor da Forest2Market do Brasil, Marcelo Schmid foi convidado pelo terceiro ano consecutivo para ser um dos palestrantes do congresso Who Will Own the Forest 13, considerado como o principal evento mundial relacionado a investimentos em terras florestais. O evento é tradicionalmente organizado todos os anos no mês de setembro na cidade de Portland, estado do Oregon, nos Estados Unidos, pela World Forestry Center, instituição internacional dedicada à promoção de atividades florestais sustentáveis. O Congresso tem como patrocinadores as mais importantes empresas de gestão de investimento em terras florestais da América do Norte, a exemplo de Hancock, GFP, Brookfield e Campbell Global, além de fundos de investimento e outras empresas ligadas ao setor florestal.

Nas duas primeiras participações da Forest2Market do Brasil no Congresso, em 2015 e 2016, o diretor da empresa foi o responsável pela organização e mediação do painel de palestrantes dedicado à America do Sul. Nos dois anos o painel contou tanto com a participação de representantes do Brasil, Uruguai e Chile, quanto com a participação de empresas americanas que investem em tais países.

Na décima terceira edição do evento, a ser realizada durante os dias 12 a 14 de setembro deste ano, a participação do líder da Forest2Market na América Latina se dará não no formato de painel, mas em uma palestra, cujo tema é bastante pertinente ao momento do setor florestal da região sul do Brasil: o ressurgimento do mercado de pinus.

Nos últimos 6 a 7 anos os investimentos em timberland no Brasil foram guiados pela demanda mundial por celulose. Neste período a produção de celulose no país pulou de 14,2 milhões de toneladas em 2010 para 18,5 milhões de toneladas em 2016. A região que concentrou a maior parte deste investimento foi o Estado de Mato Grosso do Sul com a construção de duas grandes fábricas de celulose no início desta década.

Porém, todo o incentivo governamental e os investimentos feitos pelas empresas de celulose e TIMO’s nacionais e estrangeiras criou um excesso de madeira de eucalipto para celulose em Mato Grosso do Sul e outras importantes regiões produtivas do país. Somado a esse cenário, a economia brasileira começa a dar sinais de recuperação e o consumo interno deverá lentamente recuperar seus padrões históricos, melhorando o cenário de investimento para a produção de pinus, segmento onde a percepção de risco pelos investidores é menor.

A retomada do interesse pelo pinus pode ser percebida em dois indicadores: i. O atual interesse de diversas TIMO’s em aquisição de florestas já formadas de pinus na região Sul do país, após a “onda” de investimentos em projetos greenfield de eucalipto; ii. O aumento da área plantada de pinus nos útimos anos, nos três estados da região Sul. Conforme demonstra a figura 01, a área de plantio pinus nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, aumentou entre 2012 e 2015, após um período de retração observado em anos anteriores.

 Brazil_May_2017.png

Fonte: IBÁ e Forest2Market do Brasil

Figura 01. Evolução da área de plantio de pinus nos estados da região Sul (hectares x 100.000)

 

A Forest2Market do Brasil tem auxiliado as empresas interessadas no mercado de pinus na região sul do Brasil com seu relatório mensal de preços, produto único no mercado por se tratar de um relatório baseado exclusivamente em transações reais de diversos produtos de madeira. Além disso, a empresa desenvolve análises customizadas para a otimização da cadeia de suprimentos e estudos de mercado. Recentemente a empresa lançou um novo produto relacionado à análise de oferta e demanda de madeira também baseado em uma metodologia exclusiva, que permite à Forest2Market do Brasil determinar oferta (área plantada, idade das florestas e volume) em grandes extensões, de forma muito rápida e a custo competitivo. Após a determinação da oferta as informações são cruzadas com demanda e a equipe da Forest2Market desenvolve prognoses de produção, colheita e preço, entregando um estudo bastante detalhado.

A palestra do Diretor da Forest2Market do Brasil no congresso Who Will Own the Forest 13 acontecerá às 9h20 do dia 14 de setembro de 2017, no World Forestry Center, Portland, Oregon, Estados Unidos. Maiores informações sobre o evento podem ser obtidas no site https://www.wwotf.org/.

Saiba mais sobre os produtos e serviços da Forest2Market do Brasil

Back to Blog

You May Also be Interested In

There are no related posts

Maio 06, 2019
Apesar de um começo de ano turbulento, setor florestal mantém otimismo em 2019
A recente mudança de governo trouxe uma série de perspectivas esperançosas à política do país, levando muitos...
Continue Reading
Janeiro 25, 2019
Forest2Market do Brasil é responsável pela organização técnica de evento internacional para investidores florestais
A Forest2Market do Brasil é responsável pela organização técnica do primeiro dia do evento “HDom Summit – Forest...
Continue Reading
Janeiro 12, 2018
Perspectiva para o mercado florestal brasileiro em 2018
O trabalho de monitoramento do mercado florestal brasileiro desenvolvido pela Forest2Market do Brasil possibilita à...
Continue Reading