menu-bgimg

What we can offer you

We provide detailed transactional data, cost benchmarks and in-depth analytics for participants in the wood raw materials supply chain.
  • Pricing Data
  • Benchmarks
  • Product Forecasting
  • Advisory Services
  • Analytics
Learn More

SilvaStat360 Platform

  • Price Benchmarks
  • Madison’s Lumber Reporter
  • The Beck Group’s Sawmill TQ
  • Timber Supply Analysis 
  • Global Economic Data

Explore Forest2Market's Interactive Business Intelligence Platform

Learn More

Industries

From biomass suppliers in the Baltics to pulp producers in Brazil and TIMOs in the United States, Forest2Market provides products and services for suppliers, producers and other stakeholders in the global forest products industry.

Learn More
x
 
Blog

Sem acordo, Estados Unidos decide a tarifa a ser aplicada à madeira canadense

Novembro 16, 2017
Author: Marcelo Schmid

Após postergar a decisão por várias vezes, o Departamento de Comércio dos Estados Unidos anunciou na última semana as tarifas definitivas a serem importas à madeira serrada importada do Canadá.

As tarifas combinadas variam de 10 a 24%, range esse inferior à variação prevista anteriormente, segundo artigo publicado pela Forest2Market do Brasil em Abril.  Mais especificamente, a média para direitos compensatórios será de 14,25% e  a média para anti-dumping será de 6,58% e ambos serão cobrados de todos os produtores de madeira serrada canadenses, segundo anúncio feito pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos.

O anúncio incluiu que “enquanto esforços significativos foram feitos pelos EUA e Canadá para determinar um acordo de longo prazo à disputa comercial, as partes não foram capazes de estabelecer termos que fossem mutuamente aceitáveis. Como resultado o Departamento de Comércio continuou a analisar a situação e chegou à uma determinação final”.

 

Reações dos dois lados da fronteira

“Fiquei desapontado pelo fato de que produtores americanos e canadenses não chegaram a um acordo, porém, os Estados Unidos estão comprometidos a promover o comércio livre, justo e recíproco com o Canadá”, disse Wilbur Ross, secretário do Departamento. “Essa decisão é baseada em uma revisão imparcial dos fatos em um processo aberto e transparente que defende os trabalhadores americanos de práticas injustas de comércio.”lumber-1529698-1920x1440.jpg

O primeiro ministro canadense Justin Trudeau chamou a medida de “injusta e punitiva”, embora reconheça que poderia ser pior. “Nós estamos, eu acho, satisfeitos que eles não foram tão pesados como antes, mas ainda assim representarão um fardo para os trabalhadores e comunidades florestais em todo o país. Nós iremos continuar a trabalhar com a administração americana para resolver essa situação de forma negociada”.

O conselho de Madeira serrada da Columbia Britânica – uma das mais tradicionais regiões madeireiras do Canadá – chamou a medida de protecionista e disse que planeja contestar a decisão. “Nós iremos recorrer imediatamente contra essas taxas”, disse Susan Yurkovich, presidente do Conselho.

Um porta-voz do Ministro de Florestas da Columbia Britânica disse que os recursos (um a ser apresentado perante a NAFTA e outro perante a Organização Mundial de Comércio) serão preenchidos em conjunto entre o Governo Canadense e as províncias afetadas tão logo as taxas sejam oficialmente publicadas pelos Estados Unidos. A Comissão de Comércio Internacional dos EUA irá criar uma regra definitiva até 18 de Dezembro.

 

E o Brasil?

A Forest2Market do Brasil monitora o mercado global de madeira e desde o ano passada comenta que a situação entre EUA e Canadá pode trazer maiores oportunidades para a madeira serrada brasileira. Isso pode ser sentido na exportação de madeira serrada de coníferas, por exemplo, que até outubro deste ano foi a maior dos últimos 10 anos, mesmo sem considerar novembro e dezembro.

A média mensal de exportação de madeira serrada de coníferas para os EUA aumentou em 15% de janeiro a outubro deste ano, mostrando que o mercado está se aquecendo. Diante do impasse comercial entre EUA e Canadá o mercado deverá se tornar ainda melhor para os produtores brasileiros.

Saiba mais sobre os produtos e serviços da Forest2Market do Brasil

Back to Blog

You May Also be Interested In

There are no related posts

Setembro 30, 2019
A montanha-russa do mercado de exportações de produtos de pinus
A atividade florestal é sabidamente uma atividade de longo prazo. Se faz necessário esperar anos para (literalmente)...
Continue Reading
Setembro 27, 2018
Tendências das exportações do setor florestal brasileiro – Madeira Serrada de Coníferas
Ao observar a evolução histórica da exportação de alguns dos principais segmentos do setor florestal, percebemos que...
Continue Reading
Agosto 17, 2018
Tendências das exportações do setor florestal brasileiro - Compensado
Ao observar a evolução histórica da exportação de alguns dos principais segmentos do setor florestal, percebemos que...
Continue Reading